Skip to content

A Visão Artificial em Controlo de Qualidade

Sistema de Visão Artificial Controlo de Qualidade

Sistema de Visão Artificial para Controlo de Qualidade em linha de enchimento, rotulagem e embalamento

A ASATEK ajudou a implementar uma solução de visão artificial para realização de processos de controlo de qualidade na indústria alimentar. Esta solução tinha por objetivo certificar o correto funcionamento da linha de produção para o enchimento, encapsulamento, rotulagem, marcação a laser e embalamento do produto final. 

Implementou-se o sistema de visão em diversos pontos-chave da linha de produção – alimentação do sistema de enchimento, rotuladora, análise 360º do produto, bem como distribuição do produto embalado. Acima de tudo, estes pontos validam parâmetros críticos para os indicadores de qualidade no produto final e no processo de distribuição. Dada a exigência do processo, tornou-se necessário desenvolver uma solução que mantivesse a taxa de produtos não conformes inferior a 0,5%. 

As garrafas de vidro carregadas para a linha de produção são sujeitas a testes de pré-enchimento, que verificam a volumetria do recipiente, circularidade e aspeto da marisa, e qualidade do vidro. A cadência do processo pode atingir as 30000 garrafas por hora. Após cumprirem os padrões definidos nos pontos anteriores, as garrafas que estão conformes seguem para o sistema de enchimento e, posteriormente, para a estação de rotulagem automática. Primeiramente são aplicados 3 rótulos geometricamente alinhados com o spot existente na garrafa. Posteriormente, a informação do produto (lote, validade, etc) é gravada em etiqueta, através de um sistema de marcação a laser, e prontamente verificada, para garantir a sua legibilidade.

Implementação do sistema de visão

Após a conclusão dos processos de enchimento, lacragem, rotulagem e marcação, implementou-se uma secção de análise 360º, composta por 8 câmaras SVS-Vistek da gama EXO. O objetivo foi validar a conformidade em todos os pontos centrais do produto, antes de este seguir para a etapa de embalamento. A capacidade de aquisição e análise foram determinantes para acompanhar a cadência da linha de produção, que pode atingir as 22500 garrafas por hora. 

Após a etapa de embalamento, foi integrado um ponto de visão que analisa e verifica a qualidade da serigrafia impressa nas caixas. Com esta integração pretendeu-se detetar quaisquer deformações que impedissem a correta leitura no momento de separação na linha de distribuição. 

Adicionalmente, e graças à sua elevada capacidade de processamento e segurança de dados, integrámos o servidor industrial de armário de controlo C6670 da Beckhoff, o que nos permitiu suportar o desempenho no tratamento e controlo de todos os pontos de visão.

Entre em contacto connosco


    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

    Partilhar: