Skip to content

8 Aspetos Relevantes na Escolha de um Robot

Fundo_Artigo_8_Robotica

A modernização e automatização dos processos produtivos, é uma das principais tendências em termos de inovação tecnológica nas infraestruturas industriais. A escolha de uma solução robotizada deve ser precedida por uma fase de avaliação, onde devem ser encontradas respostas para todas as dúvidas que ocorram. Existem alguns pontos a considerar, na escolha das soluções robotizadas. Apresentamos de seguida 8 pontos relevantes, na escolha de um robot.

1.      Experiência e Know-How do fabricante

Procure uma marca fiável, que se tenha estabelecido como líder do setor e cujos robots tenham vindo a resistir ao teste do tempo. Robots pequenos, de alta velocidade e alta inércia têm os seus próprios desafios de design. Um fabricante que se especialize neste tipo de robots, é provável que tenha experiência que outros não possuam.

2.      Tipo de fabricante

Os fabricantes de robots podem ser divididos em duas categorias básicas:

(1) fabricantes cujo negócio primário é a venda de robots e (2) fabricantes cujo principal negócio é a produção e venda de outros tipos de produtos, que eles produziram com robots que eles próprios desenharam e construíram. Os fabricantes que se enquadram na segunda categoria, dependem dos seus robots para preservar a competitividade dos seus produtos no mercado. Como resultado, é provável que eles desenhem robots que apresentem níveis de produtividade elevados, maior tempo de vida útil e requisitos de manutenção mais reduzidos.

3.      Valor máximo do momento de inércia permitido

Procure um robot que suporte um elevado valor máximo de inércia, a medida da força que ele pode exercer. Quanto maior for o valor máximo de inércia suportado, mais facilmente o robot consegue levantar e mover um determinado volume de carga, exercendo menos pressão sobre os seus motores, resultando num tempo de vida mais longo.

4.      Tempo de ciclo contínuo

No momento da comparação dos tempos de ciclo dos robots, deve questionar se os números apresentados são relativos ao processo contínuo ou apenas a rajadas curtas, de uma hora ou menos. Caso seja a última opção, o robot terá de operar numa velocidade mais lenta em operações normais, reduzindo a sua produtividade.

5.      Design compacto e eficiente

O design compacto do robot, com um tamanho reduzido, facilita a integração e economiza o valioso espaço do chão de fábrica. Além disso, os designs com linhas de ar e elétricas ocultas, evitam que estas possam interferir com outros equipamentos, promovendo a proteção contra desgaste e danos.

6.      Características do controlador do robot

As características mais recomendadas a procurar nos controladores dos robots incluem peso e tamanho reduzidos; velocidade de processamento rápida; expansão modular, para suportar novos equipamentos periféricos sem ter que adquirir um novo controlador; facilidade de integração de um sistema de visão, PLC ou outros dispositivos; e facilidade de manutenção.

7.      Software económico de programação offline

No geral, a maioria das aplicações não são difíceis de programar. Verifique se o software de programação offline oferecido não inclui recursos ou módulos avançados dispendiosos que são desnecessários para as suas necessidades.

8.      Códigos de segurança

Para proteger os seus funcionários e limitar a responsabilidade da sua empresa, verifique se o robot cumpre ou excede os códigos de segurança atuais.

Fonte: Denso Robotics

Entre em contacto connosco


    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

    Partilhar: